UPA da Mulher em Anápolis já está com 35% das obras concluídas

A UPA da Mulher Anapolina Jamel Cecílio está com 35% das obras concluídas. Esta foi a constatação feita pela primeira-dama e deputada estadual, Vivian Naves (PP), durante visita técnica ao canteiro de trabalhos, na última quarta-feira, 22. A inspeção também contou com a presença das secretárias de Saúde, Mirlene Garcia, e de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Flávia Ribeiro. Além de engenheiros e outros técnicos da construtora responsável pela obra. 

“Toda essa estrutura foi pensada para atender com carinho todas as mulheres. Como deputada e primeira-dama, fico muito feliz e honrada em realizar o sonho de destinar um espaço que ficará tão belo para nós, mulheres, que teremos aqui todas as especialidades médicas que precisamos”, frisou a primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves, que destinou 100% das emendas parlamentares, cerca de R$ 11,5 milhões, para a construção da unidade. 

O local da obra é o antigo Hospital Jamel Cecílio, cujas instalações foram avaliadas como fora de padrão tanto pela Vigilância Sanitária como pelo departamento de engenharia. Todo o prédio possui mais de três mil metros quadrados e será completamente reconstruído. “Essa visita tem em vista verificar não apenas os procedimentos que estão sendo realizados nas partes interna e externa, mas também compreender de forma mais específica a planta e a operacionalidade do espaço, para podermos já pensar no fluxo que será trabalhado para acolher as mulheres da nossa cidade”, pontuou a secretária de saúde Mirlene Garcia.

A UPA da Mulher contará, no térreo, com espaço para os atendimentos eletivos, com oito consultórios médicos, salas de mamografia, nutrição, psicologia, assistência social e farmácia. Além disso, a nova UPA abrigará a Casa da Mulher Anapolina em uma área de 380 metros quadrados, oferecendo apoio jurídico às mulheres, com a presença de representantes do Ministério Público de Goiás, do Juizado e da Polícia Civil, além de suporte psicossocial. Pensando nas mães, a unidade de saúde contará ainda com um amplo espaço infantil.

“Estamos satisfeitos com o progresso das obras. Nossas equipes estão empenhadas em garantir que cada detalhe seja cuidadosamente executado, para podermos entregar uma estrutura moderna, funcional e acolhedora. A reconstrução do antigo Hospital Jamel Cecílio em um espaço totalmente novo e adaptado às necessidades das nossas mulheres é uma grande conquista, e estamos ansiosos para ver os benefícios que trará à comunidade”, afirma a secretária de Obras, Flávia Ribeiro.

ATENDIMENTOS

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), atualmente os atendimentos ao público feminino na cidade somam cerca de 9 mil por mês. É exatamente este montante que a pasta espera que passe a receber os cuidados na UPA da Mulher. 

Nessa conta estão inclusas pacientes que procuram tanto na UPA Alair Mara, na Vila Esperança, quanto o Cais do Jardim Progresso. Ambas funcionam na modalidade porta aberta, serviço que a administração de Roberto Naves quer otimizar de imediato.  

Na visão do prefeito Roberto Naves (Republicanos), a partir da abertura da UPA da Mulher Anapolina, haverá uma redução sensível da procura por atendimento na UPA Alair Mafra, o que garantirá maior celeridade para os demais pacientes.

Via: DMAnapolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *