O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) foi apontado pelo Jornal O Estado de S. Paulo como o principal nome da direita e do Centro para disputa presidencial em 2026. “Um dos principais pré-candidatos do centro ao Planalto é o governador de Goiás, Ronaldo Caiado”, mencionou a jornalista Vera Rosa, em coluna publicada na edição desta quarta-feira, 6.
De acordo com a jornalista, o protagonismo Caiado surge diante da articulação de partidos de centro e direita para definir pré-candidato único para o bloco, em coalizão que inclui o União Brasil, partido do governador de Goiás, além do Progressistas (PP) e do Republicanos. As três legendas juntas possuem 17 senadores e 149 deputados no Congresso Nacional.
O objetivo seria alçar um nome competitivo para enfrentar o presidente Lula em um possível pleito para reeleição, com definições após as eleições municipais deste ano. Na composição de um consórcio partidário, a senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, é cogitada para compor a chapa como candidata a vice-presidente.
O governador de Goiás já colocou seu nome à disposição para disputar o Palácio do Planalto nas próximas eleições. Ao seu favor, além de um histórico de coerência e adesão às pautas da direita, os resultados da gestão estampam êxito em áreas como segurança pública, saúde, ações sociais e educação. Caiado tem a maior aprovação do país, de acordo com a Pesquisa AtlasIntel, divulgada no final de janeiro deste ano.
Com quase 40 anos de vida pública, Caiado tem sido prestigiado no debate nacional e se consolidado uma referência na política. A liderança do governador goiano tem pautado entrevistas em veículos internacionais, como a revista The Economist, e nacionais entre Globo News, Jovem Pan, O Globo, entre outros.
A projeção de Caiado também tem rendido homenagens e convites para palestras dentro e fora do país, como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Portugal, França e Argentina. Neste ano, o goiano foi eleito presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) por unanimidade. Sua atuação no combate à pandemia da Covid-19 e na discussão da Reforma Tributária são fatores que também ajudaram na projeção. via:DMAnápolis