Brasília (DF), 29/05/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Maduro sobe rampa do Palácio do Planalto para reunião com Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, nesta segunda-feira (29/5), no Palácio do Planalto, com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Este é o primeiro dos 10 encontros que o chefe do Executivo federal terá com líderes da América do Sul. As reuniões com esses líderes vão acontecer também no Palácio do Itamaraty.

Segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores, Maduro e Lula deverão falar sobre avanços no processo de normalização das relações bilaterais, incluindo a reabertura das respectivas embaixadas e setores consulares e a designação do embaixador da Venezuela no Brasil.

Também deve estar na pauta da conversa as eleições venezuelanas a serem realizadas em 2024.

A imigração venezuelana para o Brasil e a proteção dos povos indígenas que residem nas fronteiras entre os dois países também estão na pauta dos assuntos a serem abordados. “Atenção especial será atribuída aos temas fronteiriços, com destaque para a proteção das populações que residem nessa faixa, entre elas os povos Yanomami”, destaca comunicado sobre a visita de Maduro.

O petista também deve tratar com o líder venezuelano a integração sul-americana e a cooperação amazônica, “notadamente no que se refere aos temas de paz e segurança e mudança do clima”.

As reuniões de Maduro em Brasília se estenderão até a tarde desta segunda-feira

Reunião com presidentes da América do Sul

Presidentes de praticamente todos os países da América do Sul se reúnem em Brasília na terça-feira (30/5), para um encontro de cúpula a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Metrópoles apurou que pelo menos 10 chefes de Estado estão confirmados no evento – a exceção é a presidente do Peru, Dina Boluarte, que não pode se ausentar do país em razão do clima de instabilidade política que se instaurou desde a deposição do antigo mandatário, Pedro Castillo.

“Recebo nesta semana, em Brasília, presidentes da América do Sul, para juntos discutirmos o futuro da nossa região. Nenhum país cresce sozinho. Temos que trabalhar com nossos vizinhos na construção de parcerias pelo desenvolvimento econômico da região, fortalecimento de laços culturais e na defesa da democracia”, disse Lula no Twitter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *