Governo alerta para aumento de casos de intoxicação infantil por plantas em Goiás

O governo alertou para o aumento de casos de intoxicação infantil por plantas em Goiás, com 98 casos registrados somente em 2021. Pesquisas indicam que há cerca de 2.000 casos de intoxicação por plantas por ano no Brasil, e as crianças são as principais vítimas. As plantas com cristais de oxalato de cálcio, como a begônia e a espada-de-São-Jorge, são as mais perigosas. Os sintomas incluem problemas gastrointestinais, respiratórios, neurológicos, cardiológicos e cutâneos.

As crianças menores de 4 anos são especialmente vulneráveis porque são curiosas, têm fome e têm fácil acesso às plantas domésticas. Para prevenir intoxicações, é importante manter as plantas venenosas fora do alcance das crianças, em locais elevados ou inacessíveis. Também é fundamental ensinar as crianças a não colocar plantas desconhecidas na boca ou comê-las. Além disso, os adultos devem supervisionar as crianças em áreas com vegetação. Se houver suspeita de intoxicação, é importante procurar atendimento médico imediatamente e, se possível, levar uma amostra da planta.

A secretaria de saúde disponibiliza um telefone que funciona 24 horas para orientações em casos de intoxicação por plantas: Ciatox – 0800 646 4350 ou 0800 722 6001.

Plantas ornamentais como a popular comigo-ninguém-pode provocam intoxicações, caso sejam ingeridas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *